Porto, Portugal / Mário Vitória: 'Jornada de um canário na mina de carvão' #europe

É com um enorme prazer que Mário Vitória convida todos os amigos e amantes de arte a estarem presentes na sua próxima inauguração, Jornada de um canário na mina de carvão, no Centro Cultural de Cascais/Fundação D. Luis I, dia 13 de Julho, pelas 21h30.

"Mário Vitória é um artista singular. Pertence a uma família rara, excêntrica e como tal pouco povoada, cujos membros só aparecem de vez em quando, e que persiste em trazer para a esfera da pintura e da arte sinais inesperados, directamente influenciados pelo campo do fantástico e da imaginação pura, sem todavia deixarem de beber no real a sua fonte mais decisiva".

Bernardo Pinto de Almeida, Critico de arte (in "Jornadas de um canário na mina de carvão", cat. exp. Fundação D. Luis I, 2012)

"A garantia de uma experiência visualmente cativante para um público não familiarizado com os meandros de uma obra na qual a lógica do figurativo se dissolve num absurdo de representações/subversões, constituirá, sem dúvida, um apreciável atractivo que dará os seus frutos durante o período em que a mostra estiver acessível."

António d'Orey Capucho, Presidente da Fundação D. Luís I (in "Jornadas de um canário na mina de carvão", cat. exp. Fundação D. Luis I, 2012)

 "Os esboços, mais tarde revelados em quadros assumem-se como disparos de transformação, compassos de espera semeados na orla de uma paisagem feita de bichos à solta… perante este descuido de aves raras exige-se uma reconfiguração! Talvez não seja necessário engolir o sol para encontrar aspectos centrais das nossas vidas".

Mário Vitória, ("Jornadas de um canário na mina de carvão", 2012)


Atelier Mário Vitória
http://www.mariovitoria.cominfo@mariovitoria.com

Rua Pinto Bessa, nº 135
4300-430 Porto, Portugal
+351 225 188 945
+351 93 954 71 65

0 comments:

Post a Comment